• Voltes Energia Solar

MEIO MILHÃO DE EMPREGOS ATÉ 2024


O setor da energia solar brasileiro bate recordes a cada dia. De acordo com previsão feita pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), até 2024 o segmento será responsável por empregar mais de 500 mil brasileiros. Um feito e tanto, que precisa ser comemorado e valorizado, principalmente em tempos difíceis e pandêmicos que vivemos.


E são recordes atrás de recordes. Recentemente, o Brasil ultrapassou a marca de 8 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. O número leva em conta usinas de grande porte e pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos. De acordo com a ABSOLAR, a fonte gerou mais de R$ 40 bilhões em investimentos (e desde 2012 já são mais de 3,6 bilhões de reais em economia nas tarifas de energia elétrica). Somente em 2021, a previsão é de que 118 mil novos postos de trabalho sejam criados no território brasileiro.


Não há dúvidas, cada vez consumidores estão adotando essa tecnologia e mais usinas estão sendo instaladas. Ao total, são 527 mil UCs (Unidades Consumidoras) recebendo créditos e mais de 422 mil usinas fotovoltaicas instaladas em mais de 5,2 mil cidades brasileiras. No Paraná temos mais de 4 milhões de UCs, mas apenas 18 mil aderiram à energia solar. O que mostra o gigantesco horizonte do setor.


A própria Voltes Energia Solar, empresa fundada em setembro de 2020 - em plena pandemia – já empregou muita gente. Colaboramos, além da distribuição de renda para nossos parceiros e vendedores, com a satisfação dos nossos clientes. Quem vê a economia e o rendimento, aliado à satisfação de colaborar com o meio ambiente, não tem como não sorrir.


Segundo o chefe de engenharia da empresa, Ronaldo Mohr Rodrigues, o protagonismo econômico da energia solar fotovoltaica brasileira só irá aumentar. “Em breve teremos um peso ainda mais significativo na economia, como a construção civil e o agronegócio. Somos um setor gerador de empregos, oportunidades e sustentável. Se compararmos a investimentos financeiros, a energia solar dá de retorno pelo menos 20% ao ano para quem adere. Quem consegue esse tipo de retorno hoje em qualquer investimento?”, analisa.


Energia solar é o futuro, é o presente e é o agora. Energia solar é emprego, é sustentabilidade, é investimento. Energia solar é negócio bom. Energia solar é Voltes.


Pedro Sarolli

Jornalista da Voltes Energia Solar

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
598px-WhatsApp.svg.png