• Voltes Energia Solar

AVANÇOS DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NO PARANÁ

Atualizado: Fev 20



Buscar novos meios de geração de energia tem se tornado comum no Paraná. Os números da Copel, principal concessionária de energia do Estado, mostram que nos últimos três anos o setor de Geração Distribuída (GD) cresceu muito. Entre elas, um destaque especial para a energia solar.


Geração Distribuída, para quem não sabe, é a geração de energia que está próxima ou no próprio local. Por exemplo: se você instala painéis fotovoltaicos na sua casa, você agora faz parte da Geração Distribuída. O Brasil possui uma das tarifas energéticas mais caras do mundo, com altas cargas tributárias que deixam o valor da conta de luz pesado ao bolso dos brasileiros. Por esse motivo, desde que essa modalidade de gerar a própria energia foi criada, em 2012, ela só cresce no Brasil.


Quem quer gerar sua própria energia quer fugir da Geração Centralizada (GC), que é a que conhecemos tradicionalmente. Resumidamente, é a energia vendida pelos governos e concessionárias, como a Copel.


De acordo com dados da Copel, englobando todos os tipos de GD (biomassa, eólica, hidráulica e solar), o setor cresce a cada ano. O número de unidades consumidoras ligadas ao GD em 2018 eram de 2.697 em todo o Paraná. Em 2019, um grande salto para 9.342 unidades – crescimento de 252%. Já de 2019 para 2020 os números foram mais modestos, mas bastante positivos: 11.960 unidades consumidoras ligadas ao GD, com 28% de aumento no Paraná.


Segundo o chefe de engenharia da Voltes Energia Solar, Ronaldo Mohr Rodrigues, o setor de GD no Paraná deve disparar em mais de 70%. “Teve um grande período de boom em 2019 e uma desaceleração em 2020, causada pela pandemia. No entanto, ela continuou com números bastante positivos no Paraná. Nas nossas estimativas, 2021 a retomada será ainda mais forte com um avanço de 70%”, analisou. “Os consumidores já estão conhecendo a tecnologia e confiando mais. As vantagens e os benefícios são bastante claros. Não há como continuar a bater recordes e recordes”, complementou.


Número de unidades consumidoras de GD no Paraná

2018 – 2.697

2019 – 9.342

2020 – 11.960


Fonte: Copel


Pedro Sarolli

Jornalista da Voltes Energia Solar

32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
598px-WhatsApp.svg.png