• Voltes Energia Solar

AVANÇOS DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NO PARANÁ

Atualizado: 20 de fev. de 2021



Buscar novos meios de geração de energia tem se tornado comum no Paraná. Os números da Copel, principal concessionária de energia do Estado, mostram que nos últimos três anos o setor de Geração Distribuída (GD) cresceu muito. Entre elas, um destaque especial para a energia solar.


Geração Distribuída, para quem não sabe, é a geração de energia que está próxima ou no próprio local. Por exemplo: se você instala painéis fotovoltaicos na sua casa, você agora faz parte da Geração Distribuída. O Brasil possui uma das tarifas energéticas mais caras do mundo, com altas cargas tributárias que deixam o valor da conta de luz pesado ao bolso dos brasileiros. Por esse motivo, desde que essa modalidade de gerar a própria energia foi criada, em 2012, ela só cresce no Brasil.


Quem quer gerar sua própria energia quer fugir da Geração Centralizada (GC), que é a que conhecemos tradicionalmente. Resumidamente, é a energia vendida pelos governos e concessionárias, como a Copel.


De acordo com dados da Copel, englobando todos os tipos de GD (biomassa, eólica, hidráulica e solar), o setor cresce a cada ano. O número de unidades consumidoras ligadas ao GD em 2018 eram de 2.697 em todo o Paraná. Em 2019, um grande salto para 9.342 unidades – crescimento de 252%. Já de 2019 para 2020 os números foram mais modestos, mas bastante positivos: 11.960 unidades consumidoras ligadas ao GD, com 28% de aumento no Paraná.


Segundo o chefe de engenharia da Voltes Energia Solar, Ronaldo Mohr Rodrigues, o setor de GD no Paraná deve disparar em mais de 70%. “Teve um grande período de boom em 2019 e uma desaceleração em 2020, causada pela pandemia. No entanto, ela continuou com números bastante positivos no Paraná. Nas nossas estimativas, 2021 a retomada será ainda mais forte com um avanço de 70%”, analisou. “Os consumidores já estão conhecendo a tecnologia e confiando mais. As vantagens e os benefícios são bastante claros. Não há como continuar a bater recordes e recordes”, complementou.


Número de unidades consumidoras de GD no Paraná

2018 – 2.697

2019 – 9.342

2020 – 11.960


Fonte: Copel


Pedro Sarolli

Jornalista da Voltes Energia Solar

35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
598px-WhatsApp.svg.png